Come on it's real, You know how I feel, You give me something here, And it's all I know, It's all I know!
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
PER
Em 1995 tínhamos um professor de português, chamado Fábio Messa - sim, já digitei o nome dele no Facebook, não consegui achar, mas se alguém conseguir e por acaso ele ler esse texto, não tem problema.
Pois então, o indivíduo tinha o péssimo hábito de, a cada aula, vir com folhinhas. Isso mesmo, folhinhas de papel, falando sobre assuntos diversos, como figuras de linguagem, adjuntos adverbiais, etc.
E aquelas folhinhas davam trabalho. Como disse, era 1995. Era visível as marcas de durex, cuidadosamente colocados no original, mostrando toda a artesanalidade do processo. E elas eram recortadas por ele. E claro, não sei se o material estava na cota de "xerox' dele.
Era um sujeito estranho. Não usava os livros, escrevia pouco no quadro. Achava que com folhinhas, fazendo rodas de discussão, conversando com o pessoal, que aquilo realmente fosse uma aula.
Um dia ele resolveu escrever no quadro. Encheu o quadro de "u´s", como na imagem acima, e disse que era para aprendermos leitura semiótica. Que se tivéssemos olhos atentos, veríamos uma mensagem de fundo religioso, extremamente conhecida. Ninguém entendeu nada. Aquilo não era aula.
Quinze anos depois, me vi distribuindo as mesmas folhinhas, procurando as mesmas discussões. E nesse dia talvez, finalmente, tenha conseguido entender. Era a aula do Fábio que necessitava de uma leitura semiótica. E talvez poucos de nós tenhamos, na época, realmente entendido e compreendido isso.
* a leitura semiótica da imagem é "PER feito só de u´s" ou seja: PERFEITO SÓ DEUS
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário